quinta-feira, 12 de março de 2009

Convertei-vos e Vivei


"Porque eu Não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei" Ezequiel 18:32


Nínive foi uma cidade fundada as férteis margens do rio tigre; se tornou uma grande cidade; chegando a se elevar a Capital do império Assírio e em seu auge de prosperidade, foi uma cidade caracterizada por impiedade: violência, imoralidade sexual, desonestidade, mentiras e corrupção. Ainda assim, Deus viu que a cidade não estava totalmente longe da possibilidade de experimentar arrependimento, transformação e conversão da potestade de Satanás para o Deus Vivo.
Diante dessa realidade, Deus chamou Jonas, seu profeta, para pregar contra toda impiedade que havia em Nínive e anunciar o fato de que o Deus do céu conhecia a exata extensão de sua maldade (Jn 1:2). Certamente Jonas não se sentiu confortável para ser o instrumento de tal mensagem e chegou a questionar se realmente Deus chamaria alguém para cumprir tal tarefa. Humanamente não havia perspectiva de mudança na situação e Jonas esqueceu-se do Poder de seu Criador e pôs-se a fugir de Deus. Társis era o limite ocidental do mundo conhecido dos judeus na época do profeta e Jonas embarca em um navio para tal destino, para longe da presença do Senhor.
Chamando Jonas para essa tarefa, Deus lhe garantiria o sucesso da mesma e se Deus fosse logo obedecido certamente Jonas não teria passado pelos perigos que surgiriam em sua jornada. Uma tempestade descomunal se abate sobre a embarcação da parte do Senhor e os marinheiros temem por suas vidas (Jn 1:4-6). Rogam a seus desuses que os livre da morte enquanto Jonas se havia retirado e deitado, e agora dormia um sono profundo. O mestre do Navio encontra Jonas dormindo e lhe acorda e ordena que ore ao seu Deus. Logo a tripulação sabe que Jonas foge do Deus de Israel e é culpado do infortúnio que se abateu sobre todos. Os marinheiros tentam salvar o barco, mas a tempestade só cessa quando Jonas é jogado no mar (Jn 1:15).

No mar, Jonas é engolido por um grande peixe e miraculosamente sobrevive 3 dias no ventre do animal. Lá ele ora e se entrega ao senhor até ser vomitado na praia (Jn 2). A Palavra do Senhor voltou a comissionar Jonas a pregar na cidade de Nínive e ele vai para lá segundo essa mesma Palavra. Unanimemente os ninivitas assumem seus erros e se arrependem, desde o rei (governante) até o povo comum. Deus lhes perdoa e lhes concede graça enquanto Jonas fica confuso e irado. O Senhor, porém, dá lições práticas a Jonas sobre sua misericórdia e amor para com os pecadores. Essas lições destinam-se a todos nós que trabalhamos pela salvação de pessoas cuja salvação parece impossível aos olhos humanos. Devemos pregar a iminente Volta de Jesus com essa concepção clara em mente. O Poder de Deus está empenhado em salvar as pessoas, não em condená-las.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...