sexta-feira, 13 de março de 2009

A Chave da História


A Chave da História

“A compreensão da esperança da segunda vinda de Cristo é a chave que abre toda a história futura e explica todas as lições do futuro” Evangelismo Pág. 220

Certamente que a humanidade anseia pelo futuro, ainda que desconheça o que o amanhã trará consigo. As mais diferentes expectativas são acalentadas e imaginadas, mas ninguém sabe ao certo o que nos aguarda. Diante disso, Deus em sua graça, misericórdia e amor nos revelou que além das incertezas naturais do futuro devemos viver hoje com a noção constante e viva de que Cristo voltará.
“Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá” (Apocalipse 1:7) é a tônica da revelação em relação com esse tema. A volta de Cristo nos leva a um conjunto de verdades imprescindíveis nos dias em que vivemos e a primeira delas é sobre a identidade desse Cristo às portas de voltar a esse mundo. Diz a Bíblia, no Novo Testamento, que Cristo é: “O primeiro e o último” (Apocalipse 1:17). A realidade da identidade de Cristo fica clara quando vamos às páginas do Velho testamento: “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus”. Cristo é Deus que se fez homem.
A existência de Deus é absoluta e diante dessa realidade muitas perguntas surgem. Se Deus existe e é perfeito (Mateus 5:48) de onde vem o mal e toda desgraça que assola a humanidade?
Deus vez os anjos e o homem livre. Todo ser inteligente pode escolher seu caminho mas deve ser responsável pelas coisas que escolhe, pois tudo que plantar, isso também ceifará (Gálatas 6:7). Lúcifer fez sua escolha (Ezequiel 28:15) e a humanidade, iludida pelos engodos do maligno, também fez uma escolha (Genesis 3) e todo sofrimento e desgraça que vivemos nesse mundo são a “ceifa” da semente plantada.
Porém, Deus ficou como expectador da história? De jeito nenhum. Deus é Salvador (Isaías 43:3) e veio a esse mundo executar sua obra de salvação. Todas as coisas estão subordinadas ao Criador e Ele mesmo se identificou conosco no tempo, no espaço e na vida humana e em forma humana para pagar o preço que somente Ele poderia pagar, o preço da redenção de nossos pecados (1 Cor 15:3).

Vencedor contra a morte e contra Satanás (Hebreus 2:14-15) o Senhor ressurgiu da sepultura e subiu ao céu para ministrar os benefícios da redenção adquirida na cruz em favor de todos os que se arrependessem de seus pecados (Atos 3:19). Desde então Cristo ministra no Santuário celestial (hebreus 8 e 9) e ansiosamente prepara seu retorno a esse mundo (Lucas 12:49) para buscar sua igreja (Hebreus 9:28) e restaurar a terra plenamente (Apocalipse 21).
Diante dessas verdades sabemos que toda a história humana faz sentido e podemos confiar no Poder e Amor de Deus diante das perplexidades da vida, que certamente não entendemos. Que todos possamos olhar a história humana dessa perspectiva e nos alegrar pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando no princípio cremos (Romanos 13:11).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...